Manutenção

16-03-2009 12:58

A segurança do piloto e do garupa está diretamente ligada a todos componentes e quipamentos da motocicleta, razão pela qual é indispensável mantê-los sempre em perfeito funcionamento.

A prudência, o conforto e a economia mandam analisar periodicamente os principais pontos de risco de falha:
verificar a pressãos dos pensus e se há pedriscos ou objetos perfurantes alojados nas ranhuras; olhar a água da bateria e completar, se necessário, com água destilada; verificar a folga e lubrificar a corrente de transmissão ou verificar os pontos de lubrificação dos cardans; verificar nível do fluído de freios, do óleo do motor; evitar sair com pontos elétricos defeituosos (faróis, lanternas, pisca-piscas); e se tiver de fazê-lo, que seja para levar a motocicleta diretamente ao conserto.

Não descuirdar dos espelhos retrovisores, qualidade e posição; utilizar combustível de boa qualidade dando preferência a postos de confiança.

Troque preventivamente pastilhas e lonas de freios quando elas se apresentarem desgastadas, evitando contaminar disco e tambor; idenfique a causa de possíveis vazamentos de óleo. Enfim, coloque em prática o que já é conhecido entre o motociclistas: seja fiel à sua máquina.

—————

Voltar