Formulario contra "Multas" Internacionais

25-10-2010 09:20

A DICA

O Maurício me falou, em Córdoba, que um amigo dele tinha dado para ele um 'formulário'. Esse amigo contou que quando um policial tenta multá-lo, ele pega esse formulário (leva sempre 5 ou 6 cópias dele junto) e diz "Você pode me multar, mas preciso preencher esse formulário". O Maurício me disse que nunca usou, mas me deu uma cópia.

Ainda em Córdoba pensei "Vou fazer umas 5 cópias para mim". Na volta, numa cidade pequena, um policial me parou quase no fim da cidade. Disse que um outro policial (municipal) me viu 'passando um semáforo vermelho'. Eu, calmamente, disse "Eu não passei semáforo, mas tudo bem, eu só preciso preencher um formulário".

Quando chegou o outro policial, junto com uma policial, eu tentei argumentar, disse que não, que não tinha visto, que não passei o sinal, etc. Ele falou que a multa era de 1.200 pesos e bla bla bla (só essa situação daria uma outra coluna).

Resumindo : eu disse "Ok, pode fazer a multa, só preciso preencher esse formulário". Nesse formulário, que é um xerox de um original, num lado está escrito em espanhol e no outro em inglês. É um acordo oficial que vários países tem, tanto na Europa quanto no Mercosul, para inibir as extorsões.

Nele pede nome do policial, número de identificação, foto, descrição do que aconteceu, local da multa e uma série de informações. E é "oficial", tanto que pede para você enviar o formulário preenchido para o "Ministério de Relaciones Exteriores e Comercio Internacional" com endereço e tudo da Argentina.

Ah, e ainda tem um 'canhoto' para você destacar e dar ao "chefe" do policial envolvido.

Bom meus irmãos... chegou a tão falada hora de testar esse formulário. Falei então que tinha que preencher, peguei uma caneta e comecei a pedir "Qual seu nome, rango y número de placa". Os caras começaram a argumentar, dizendo que não tinham nada a ver com o formulário.

Eu mostrava e dizia "Olha, está escrito em espanhol, aqui está o endereço do Ministério de vocês, eu não aceito levar uma multa sem preencher."

Eles diziam "Mas nós temos ordens de não fornecer nenhum dado nosso (!!!)"

E eu dizia (mas tudo na calma) "Então eu não posso aceitar a multa, eu preciso até de uma foto, olha, leia aqui, diz que tenho que mandar uma foto junto"

Amigos, de repente o policial que me falou da multa se acalmou um pouco - sim, eles estavam nervosos, com medo suponho - e eu olhei para ele e disse "Senhor, eu não ví nenhum sinal, não vi sinal vermelho, se tivesse visto não passava"

Nisso ele olha para mim, sorri (e muito) e diz "Ah, você não viu. Então isso muda tudo. Não vamos te multar, você é um turista, está passeando e não viu o sinal, você é um homem sensato (bla bla bla). Olha, pode continuar a viagem, mas cuidado que aqui na frente tem mais 2 ou 3 sinais vermelhos"

Se eu pudesse te contar isso pessoalmente, você iria rir muito porque tem alguns detalhes a mais... foi uma piada, eu saí de lá rindo.

Claro que eu jamais usaria esse argumento do formulário se fosse à noite, se fosse apenas um policial - o cara te apaga e pronto - ou então se eu 'sentisse' que os caras eram 'barra-pesada'. Mas nesse caso era polícia municipal, eles nem andam armados. hehehehe

Bom, de agora em diante quando eu viajar para a Argentina, sempre vou levar umas 5 cópias desse formulário. E por estar escrito em espanhol e inglês, os policiais corruptos 'gelam' mesmo. Se eles forem te aplicar uma multa 'real', válida, aí não tem jeito. Mas pedir 1.200 pesos de multa nós sabemos que é extorsão.

Pronto. Contei a tal dica. E de lambuja vou deixar para download o formulário scaneado, frente e verso. Se você imprimir e não ficar muito bom, basta você redigitar da mesma maneira que está na imagem. Creio que vai ser muito útil :-)

Link para download da frente do formulário:

( https://www.viajantesolitario.com.br/down/form_argentina_frente.jpg )
Link para download do verso do formulário:

( https://www.viajantesolitario.com.br/down/form_argentina_verso.jpg )

Lembre-se de imprimir frente e verso na mesma página, ok?

Eldinei "P.P." Viana
ppviana@gmail.com
www.viajantesolitario.com.br

—————

Voltar