Esteja sempre ligado

16-03-2009 12:55

Nenhum veículo se iguala a motocicleta quando se fala em economia, rapidez e maneabilidade no trânsito. Seja nas metrópoles, seja nas cidades pequenas, a motocicleta é insuperável nesses quesitos que envolvem conveniência e agilidade. Usufruí-los, porém, requer um preço: a permanente atenção.

Motociclista sabe: nas ruas e nas estradas, dirigir uma moto impõe concentração absoluta, além de rápida e adequada capacidade de reagir aos estímulos do tráfego.

Sobre uma motocicleta, você usa 90 por cento do tempo para identificar problemas potenciais. E os outros 10 por cento prevendo e avaliando que atitudes você vai tomar para resolvê-los.

As informações que você recebe são, acima de tudo, visuais: a movimentação de pedestres, dos outros carros, sinalização, semáfaros, velocímetro, piso, painel de instrumentos.

O campo de visão é, portanto, fundamental. Assim como decisivas são as informações visuais que você recebe diretamente ou por meio de seu espelho retrovisor. Ajustá-lo antes de sair é, por isso, tão importante. A velocidade é igualmente decisiva. Quanto maior, mais estreito o campo de visão. Nas pistas de corrida, os pilotos que aceleram uma motocicleta a 280, 300 km por hora, testemunham que as maiores retas parecem estreitas ruelas a essa velocidade.

Para complementar, a motocicleta, diferentemente do automóvel que tem carroceria, é exposta a tráfego e ao meio ambiente, exigindo equipamentos complementares de proteção para piloto e garupa.

Por todos os motivos, pilotar uma motocicleta com segurança exige que você esteja sempre ligado no trânsito, na sinalização, nos instrumentos, nos demais protagonistas do tráfego.

—————

Voltar