Dirigir defensivamente

16-03-2009 12:59

De uns tempos para cá, ouve-se cada vez mais a expressão "direção defensiva".

Mas o que vem a ser direção defensiva, de que tanto falam as autoridades de trânsito?

Pilotar defensivamente é dirigir no trânsito com a idéia principal na cabeça de considerar possíveis erros dos outros e agir com antecedência para evitar o acidente.

Em resumo, é levar em conta que os outros protagonistas do universo do trânsito - motoristas de automóveis, ônibus, caminhões, pedestres - podem cometer erros e que, se conseguirmos antecipar suas consequências, todos ficaremos mais a salvo.

Os quatro cavaleiros para evitar o apocalipse são:

1) Identificar os possíveis problemas;
2) Prever o local e o momento possíveis para o acontecimento;
3) Decidir rapidamente o que fazer e;
4) Executar a ação

Pode parecer coisa de técnico de futebol incompetente, que precisa ser combinado com o adversário, mas é exatamente o que vai acontecer se você ESTIVER SEMPRE LIGADO, como recomendamos no início desta série.

as recomendações variam de avaliar bem a velocidade de seu veículos e a dos demais até evitar uma conversão à esquerda num local de risco perceptível ou evitar trafegar no corredor ao lado de veículos estacionados, para evitar a surpresa de que um deles abra a porta.

Dirigir defensivamente é dirigir para si e para os demais, é entender que um cruzamento, mesmo sinalizado, não dá nenhuma pereferência se, depois que você entrar, ocorrer o acidente: você apenas se acidenta com razão, o que não muda praticamente nada...

É manter velocidade adequada ao local, de forma que você tenha tempo de freiar na hipótese de alguns imprevistos; é manter sempre os espelhos retrovisores ajustados, faróis regulados, lanternas funcionando...

Em estradas de terra ou debaixo de chuva, as próprias condições já exigem a direção defensiva. Em pisos adversos, o mandamento é reduzir a velocidade, redobrar a atenção e agradecer a si mesmo por ter dado a correta manutenção à sua motocicleta, em especial a pneus, molas e amortecedores.

Sob chuva forte, o ideal é parar e aguardar.

Se tiver que continuar, use macacão, luvas e galochas impermeáveis. A experiência vai indicar, da maneira mais dolorosa, que o melhor capacete é o integral, fechado (com o aberto, cada pingo de chuva vai parecer uma picada de agulha).

A combinação chuva/pilotagem noturma resulta num coquetel explosivo.

A tudo o que já se sabe imagina soma-se o relfexo dos faróis dos demais veículos no asfalto molhado, uma confusão visual digina do maior respeito.

Enfim, dirigir defensivamente é pilotar em paz consigo e com os demais, sem estresse nem espírito de competição. É dirigir certo.

 

—————

Voltar